Um parâmetro muito importante na concepção da caixa acústica é reconhecer que sua função está diretamente relacionada a arquitetura e características técnicas do alto falante. Uma caixa acústica "viabiliza" o alto falante; jamais o contrário. O alto falante em si foi desenhado para desempenhar de forma semelhante (análoga) aos instrumentos musicais cujas vibrações movimentam partículas do ar. O formato do conjunto (alto falante + caixa acústica) está relacionado com desempenho e neutralidade.
A função relacionada com neutralidade
Diferente dos instrumentos musicais que tem na sua identidade sonora, determinado timbre; o alto falante prima pela neutralidade. O seu desempenho está relacionado de forma "passiva" ao instrumento musical. A caixa acústica repete a informação sonora como sendo a sua verdadeira função, sem agregar ou subtrair informações sonoras.
As formas relacionadas com histórico e estilo
Em dois grandes grupos podemos distinguir as formas de caixas acústicas. Como qualquer produto industrializado ou fabricado em pequena escala, as caixas acústicas seguem o critério tradicional: clássico, (ou tradicional) e moderno (ou re-desenhado, Design). As formas clássicas em caixas acústicas defendem a tradição iniciada nos anos sessenta. A Alta fidelidade. Duas formas caraterizam claramente o que pode ser identificado como um clássico:
Bookshelf (de prateleira) e Torre (Floordstanding, sobre o chão). Estas duas formas hoje remontam à tradição das caixas acústicas Hi-Fi.
Exemplos práticos
Abaixo estão 3 exemplos que respondem aos estilos e formas que podem ser reconhecidos como "clássicos". As formas e desenhos (exceto a última foto que ilustra um subwoofer) lembram e remontam aos anos sessenta. Estas formas desde o advento da stereofonia fazem destes produtos uma referência na mente dos consumidores. Como característica principal, os dois primeiros modelos retratam respectivamente duas soluções:
O modelo torre que atende grandes ambientes, acima de 25 metros quadrados de área.
O modelo bookshelf, que atente ambientes menores, ou soluções de mais baixo custo.
O subwoofer, desenhado originalmente no final dos anos setenta, para reproduzir áudio para trilhas sonoras de filmes, vem complementar os dois modelos anteriores.
Estilo clássico
Caixa Torre: No desenho em corte, dá para notar os reforços estruturais, montados em alinhamento horizontal, a caixa de conexões em duas vias distintas, o posicionamento externo do tweeter, e o posicionamento do divisor de frequencias isolado da câmara dos alto falantes de graves.A-1.2 Histórico, desenvolvimento técnico, marcas importantes e avanços verificados pelas indústrias.
Algumas referências e "milestones".
1925 - O documento de pesquisa e patente de Chester W. Rice & Edward W. Kellogg na General Electric estabelece os princípios fundamentais do altofalante de "radição direta" utilizando uma bobina ligada a um cone montado em um gabinete, que desempenha de forma linear as frequencias médias. Edward Wente, nos laboratórios Bell, do seu lado, propõe princípios semelhantes. A patente Rice-Kellogg publica também a concepção de um amplificador pensado para "alimentar" os alto falantes. Rm 1926, desenvolve a proposta industrialmente, para os rádios da marca RADIOLA.
1926, o sistema Vitaphone utiliza para o cinema um novo alto falante, desenvolvido pelos laboratórios Bell. Wente e Duras desenham o Western Electric 555-W acoplado a um labirinto que reproduz a faixa entre 100 Hz e 5000 Hz, alimentado pelo amplificador 205D, de 10 watts.
1931 - Os laboratórios Bell desenvolvem uma caixa acústica de duas vias. As altas frequencias são reproduzidos por uma unidade que trata desde 3 mil a 13 mil Hertz, e os graves por um alto falante de 12 polegadas de diâmetro capaz de reproduzir frequencias desde 50 até 10 mil Hz com linearidade que não ultrapassa uma gama de variações de 5 dB. Em 1933, uma caixa de 3 vias é desenvolvida para o "Constitution Hall" (sala de espetáculos). Este sistema para salas de cinema é conhecido como sistema de faixa ampla (Full range).
1933 - Na primavera deste ano, no Constitution Hall em Washington, uma demonstração é feita diante o National Academy of Sciences de um sistema chamado "Stereophonic" pela sua capacidade de dar a sensação de espacialidade. Neste evento, uma transmissão à cabo é feita a partir da academia de música na Filadelfia, 3 canais (esquerda, direita e central) na cena do evento musical, e na outra ponta, no Constitution Hall, alto falantes dispostos de forma similar.
1935 - Douglas Shearer e John Hilliard da MGM, desenvolvem um sistema padronizado que faz a sua primeira aparição no Lowes Capitol Theater de 5 mil assentos na Broadway. James Lansing e John Blackburn da da Cal Tech estudam um sistema de duas vias onde o alto falante de agudos utiliza um diafragma de 3 polegadas. Os graves são reproduzidos por um alto falante de 15 polegadas
1940 - Paul W. Klipsch registra uma patente de uma corneta oficializada em 1943.
1949 - W. E. Kock & F. K. Harvey nos Bell Labs desenvolvem a "lente acústica" utilisada em seguida por James B. Lansing nas suas caixas acústicas para cinema e hifi de uso doméstico.
1957 - Quad comercializa o modelo ESL 57 na Grã Bretanha








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